O intestino tem um impacto profundo em nosso bem-estar como um todo. Quando saudável, a rotina fica mais leve e a vida com mais qualidade. E para promover a saúde do intestino, a boa alimentação é fundamental.
Costumamos deixar a alimentação de lado quando temos outras coisas para resolver, quando não nos sentimos bem emocionalmente e em mais situações que acarretam em distúrbios alimentares.
Porém, o cuidado começa pelo que comemos e o seu intestino será o mais beneficiado se você adotar hábitos mais saudáveis. Um órgão que melhora a disposição, o humor e até a nossa aparência merece esse foco e esse cuidado, não acha?
Então que tal entender melhor sobre a importância da comida para a saúde do intestino e conferir algumas dicas para colocar em prática e sentir a diferença? Continue a leitura e aproveite!
Antes de começarmos a falar sobre como a alimentação atua no melhor funcionamento do intestino, vamos pontuar algumas questões que mostram o quanto é importante manter a saúde do intestino boa.
Em primeiro lugar, este órgão é responsável por absorver a maioria dos nutrientes que ingerimos na alimentação. Quando tudo está funcionando bem, o caminho percorrido pelo alimento no sistema digestivo ocorre no seu tempo ideal, causando maior bem-estar.
A imunidade também é afetada diretamente, pois grande parte das células imunológicas se encontram neste órgão. Além disso, ele também é responsável por produzir vitaminas, como a K e as do complexo B. Todas bastante importantes para a nossa saúde e para prevenir doenças.
Lembra que falamos sobre o impacto no humor e em nossos sentimentos? Saiba que o intestino possui um aminoácido importante para ajudar na produção de serotonina, juntamente da vitamina B3. A serotonina coordena várias funções, como o humor, as sensações físicas e até as emocionais.
Com esses pontos fica fácil entender a importância que cuidar da saúde do intestino traz. Agora, vamos ver onde se encaixa a alimentação? Segue a leitura!
É culturalmente sabido que devemos manter uma boa alimentação para cuidar da nossa saúde, mas muitas vezes ignoramos o que é qualificado como um alimento saudável e quais são os nutrientes dos quais precisamos diariamente.
Pode ser difícil para muitas pessoas adotar melhores hábitos alimentares, mas uma vez que entendem a gravidade que a má alimentação causa, não pensamos duas vezes em melhorar. Por exemplo, pessoas sedentárias, diabéticos, alcoólatras e fumantes têm muito mais chances de desenvolver câncer na região.
Podemos afirmar que a saúde do intestino depende de se alimentar bem e fazer atividades físicas, pois com um maior equilíbrio na rotina, é possível fazer com que a microbiota (ou flora intestinal) do órgão trabalhe da melhor forma possível.
Isso tudo beneficia a saúde do corpo inteiro, ajudando em problemas como alergias alimentares, diabetes, hipertensão, Alzheimer e diversas outras doenças.
Entendida a importância de cuidar do intestino e da alimentação para a saúde de todo o nosso corpo? Agora vamos ver quais são os hábitos alimentares ideais para a saúde do intestino.
Existem alguns tipos de alimento que devemos evitar o máximo que pudermos, como os processados (industrializados), embutidos e enlatados. Além disso, é indicado diminuir alimentos muito gordurosos, como frituras, doces e carnes vermelhas com muita gordura.
Nem tudo precisa sair da sua alimentação, mas evitar os processados e diminuir as gorduras é fundamental. Tente substituir algumas comidas por alternativas mais saudáveis, mas ainda assim, gostosas.
Os dois melhores amigos do fígado são os alimentos ricos em fibras, como cereais, frutas e verduras e a hidratação. Um não funciona sem o outro! Procure ingerir bastante água durante o dia, cerca de 2 litros de água, e torne isso um hábito obrigatório, pois ingerir fibras sem hidratação pode causar constipação.
Mantenha o seu prato o mais colorido possível, com variedade de alimentos. Além disso, não fique sem comer por longos períodos, o seu corpo precisa de nutrientes com constância.
Outra dica é incluir mais probióticos e prebióticos na sua dieta. Ou seja: iogurtes e bebidas que ajudam no crescimento das bactérias boas para o intestino. Além de auxiliar na digestão, eles impedem que as bactérias ruins se proliferem no organismo e causem doenças.
Umas das formas de investigar a saúde do intestino e descobrir possíveis condições que não deixam você viver uma rotina de qualidade é o teste Probiome: um diagnóstico feito através de teste de sequenciamento do DNA das bactérias que compõem a sua flora intestinal.
O objetivo do teste é mapear a microbioma intestinal para promover o bem-estar, a partir da descoberta de possíveis síndromes e doenças que impedem a saúde do órgão. É uma forma de descobrir como o seu intestino está para então levá-lo ao pleno funcionamento.
Na Clínica Arthemysa, além de poder realizar o teste Probiome, você conta com a ajuda de profissionais qualificados que irão indicar tratamentos naturais para o equilíbrio do seu microbioma intestinal.
Saiba mais sobre o teste Probiome e entre em contato conosco pelo site! E se gostou do conteúdo e tem interesse no assunto, continue navegando pelo blog.