Doenças do intestino: quais são as mais comuns?

Uma das principais queixas levadas a uma clínica ou a um médico gastroenterologista está relacionada às doenças do intestino. Isso porque existem uma série de enfermidades que podem acometer esse órgão.

São muitas as causas que podem gerar desconforto, dores e diferença na rotina intestinal. Por isso mesmo, é importante conhecer os nomes e características das principais doenças do intestino.

Assim, você poderá reconhecer com mais facilidade quando sentir que algo está estranho, podendo identificar sintomas de uma possível doença para, então, consultar seu médico o quanto antes.

A seguir, passaremos pelas principais e mais comuns doenças do intestino, suas causas, sintomas e tratamentos. Vamos lá!

Principais doenças do intestino

Alguns sintomas são bastante comuns em diversas doenças diferentes, como diarreia, dificuldade de evacuação, cólicas e distensão intestinal. Conhecer cada doença ajudará a diferenciar uma da outra para fazer o tratamento correto. Confira:

1. Doença de Chron

A Doença de Chron, conhecida como doença inflamatória intestinal (DII), é uma inflamação do trato gastrointestinal que acomete a região da boca até o ânus – sendo mais comum acontecer no intestino grosso e na parte final do intestino delgado.

Esta doença vem sendo estudada e é considerada idiopática, já que sua causa ainda não é clara. Ela pode se manifestar com surtos fortes e recorrentes, que chegam entre períodos de alívio. Vamos aos principais sintomas:

Sintomas

• Estomatite (feridas na boca, aftas)
  • Diarreia frequente
  • Cólicas
  • Emagrecimento
  • Febre

Além desses sintomas, outras manifestações podem surgir também na pele, nas articulações, olhos e fígado. Em alguns casos também podem ocorrer uma ou mais fístulas, uma manifestação que ocorre no ânus e na região perianal, comum em até 30% dos casos de Doença de Chron.

Diagnóstico

Para obter o diagnóstico dessa doença, é necessário fazer o exame de colonoscopia, com biópsia e avaliação do íleo terminal. Por fim, o exame histopatológico do tecido confirmará se é positivo ou não.

Tratamento

No começo, dependendo da gravidade de cada caso em que se apresente a doença, inicia-se o tratamento com medicamentos e corticosteróides.

Além dessas serem as mais comuns, existem outras drogas que também são utilizadas para a retração da inflamação. Em casos graves e mais complicados, é necessário tratar e reverter as complicações com cirurgia.

2. Síndrome do intestino irritável (SII)

A Síndrome do Intestino Irritável é um transtorno funcional crônico que atinge o tubo digestivo e que acaba provocando desconforto e dores abdominais.

A síndrome pode apresentar uma série de sintomas. Porém, como não causa lesões orgânicas no intestino grosso ou delgado, ainda não existe uma causa precisa para essa doença.

Os estudos feitos até agora, no entanto, mostram que ela está diretamente ligada ao estresse emocional e à alimentação industrializada, com alto uso de conservantes e corantes artificiais. Veja os principais sintomas:

• Cólicas
  • Distensão abdominal
  • Aumento na frequência de evacuações
  • Constipação intercalada com períodos de diarreia

Felizmente, são poucas as pessoas que possuem a síndrome e que apresentam sintomas graves. Pois como falamos acima, é uma doença que não causa alterações no tecido do intestino.

Diagnóstico

Estudos constantes são feitos sobre a SII e em junho de 2016, foram  divulgados novos critérios para o diagnóstico da doença.

Esses critérios foram nomeados como Roma IV e mostra mudanças importantes sobre como os distúrbios intestinais funcionais são descritos e diagnosticados, no qual ocorrem dor abdominal recorrente em, pelo menos, um dia da semana nos últimos 3 meses, junto de dois ou mais itens abaixo:

• alteração na frequência das fezes
  • mudança na forma ou aparência das fezes
  • apresentar sintomas nos últimos 3 meses com início dos sintomas pelo menos 6 meses antes do diagnóstico.

Tratamento

O tratamento para SII envolve aliviar os sintomas de dor e desconforto, além de modificar o estilo de vida do paciente, envolvendo alimentação e controle do estresse.

Uma dieta rica em fibras e água junto de terapia cognitivo comportamental são as principais formas de diminuir que esses sintomas apareçam novamente.

3. Retocolite ulcerativa

Essa é uma doença inflamatória idiopática que atinge o cólon e o reto, conhecida por inflamar a camada superficial da mucosa.

Assim como a Síndrome do Intestino Irritável, as causas da retocolite ulcerativa ainda são desconhecidas. Embora suspeitam que o estresse e a má alimentação possam piorar o quadro, esses fatores não são responsáveis por causar a doença.

Outra possível causa levantada é a desordem do sistema imunológico, que acaba atacando células da mucosa do trato digestivo, como uma reação cruzada para combater algum vírus ou bactéria que estimulou uma resposta imune anormal.

Sintomas

Diarréia crônica com sangue e anemia acompanham os pacientes dessa doença, geralmente sem febre, mas com manifestações extraintestinais como as seguintes:

• Xeroftalmia
  • Artralgia
  • Doenças reumatológicas (espondilite anquilosante)
  • Eritema ou rash cutâneo

Diagnóstico

Para chegar a um diagnóstico, os médicos costumam analisar os sintomas para ir excluindo a possibilidade de doenças com causas tratáveis.

Também é feito uma retossigmoidoscopia com biópsia para poder visualizar as lesões na mucosa dos segmentos mais distais do cólon e reto.

Tratamento

O tratamento inicial é feito por medicamentos com o objetivo específico de controlar a inflamação intestinal. No caso da doença permanecer junto dos sintomas, trata-se com medicamentos biológicos, como o infliximabe.

Por fim, se ainda não foi possível controlar os sintomas, é considerada uma cirurgia e uma avaliação da coloproctologia.

4. Obstipação

A Obstipação, apesar de estar aqui como uma doença, é, na verdade, um conjunto de sintomas. No entanto, requer acompanhamento médico por ser um possível sinal de doença do intestino. O paciente sente dificuldade de evacuar, desconforto, dor abdominal e distensão.

Sua causa, na maioria dos casos, está relacionada à dificuldade da propulsão do bolo fecal para fazer o trajeto em direção ao reto. O sedentarismo, a má alimentação e a falta de fibras e água são fatores fortes na causa desses sintomas.

Diagnóstico

Aqui, o diagnóstico é feito totalmente de forma clínica, sem precisar de exames de investigação.

Tratamento

O médico irá prescrever um tratamento com mudanças na rotina do paciente: aumento na ingestão de fibras vegetais e da água ingerida por dia, exercícios físicos e em alguns casos, recomenda-se uma abordagem psicoterápica para complemento.

Teste Probiome: conheça melhor seu intestino!

Agora que você conheceu as principais doenças do intestino, sabe o quão é importante cuidar da saúde e manter uma rotina saudável. E se você se identificou com alguns dos sintomas acima e quer investigar melhor, o teste Probiome pode ajudar!

Ele atua como um diagnóstico através do teste de sequenciamento do DNA das bactérias que fazem parte da flora intestinal, reconhecidos em uma amostra de fezes. Sua principal função é equilibrar a saúde fisiológica de todo o corpo, uma vez que a flora intestinal (microbioma) influi diretamente na absorção dos nutrientes ingeridos.

O teste de Probiome alia a biomedicina e a nutrição para tratar sintomas de alterações neurológicas, gastrointestinais e até doenças autoimunes.

Aqui na Clínica Arthemysa, você pode solicitar o seu teste e falar com profissionais especializados! Acesse nosso site e saiba mais.