Você sabia que o intestino é considerado o segundo cérebro?

Ele possui funções fundamentais para o equilíbrio fisiológico e saúde de todo o corpo. Por isso, a conformação de sua flora intestinal (microbioma) influi diretamente na absorção de nutrientes – além do colesterol, glicose e outros patógenos prejudiciais a saúde.

O teste Probiome é um diagnóstico através de teste de sequenciamento do DNA das bactérias que compõe sua flora intestinal a partir de uma amostra de fezes.

Você sabia que o intestino é considerado o segundo cérebro?

Teste Probiome

Aliamos a biomedicina e nutrição para prover um tratamento revolucionário utilizando o teste Probiome como apoio diagnóstico e consequente tratamento dos sintomas de alterações neurológicas (autismo, depressão, esclerose), gastrointestinais (disbióse, intestino irritável, intolerância alimentar, doença celíaca) e doenças autoimunes (câncer, lúpus, reumatismo).

Temos profissionais especializados em microbioma intestinal e tratamentos baseados em pró e pré-bióticos (sem intervenção medicamentosa), promovendo o tratamento adequado devolvendo o equilíbrio ao seu microbioma intestinal.

Teste Probiome

Por que fazer
o teste Probiome?

Por que fazer
o teste Probiome?

• Viva com mais saúde

Identifique o perfil bacteriano da microbiota intestinal para viver com saúde e bem-estar

• Evite a disbiose

Identifique possíveis estados de disbiose intestinal, quadro clínico em que há desbalanço das relações da microbiota

• Conheça seu corpo

Descubra se você possui tendência para emagrecer ou engordar e predisposição para algumas doenças – como diabetes, hipertensão, alergias e intolerâncias

• Tenha ajuda profissional

Obtenha auxílio no tratamento de diversas patologias – como alergias, obesidade, doenças neurodegenerativas, autismo, câncer, doenças inflamatórias intestinais, diabetes, síndrome do intestino irritado, doenças autoimunes, entre outras.

• Peça agora!

Seu resultado é entregue em apenas 15 dias!

• Viva com mais saúde

• Evite a disbiose

• Conheça seu corpo

• Tenha ajuda profissional

• Peça agora!

Seu resultado é entregue em apenas 15 dias!

Como funciona o teste?

Passo 1

Você responde a um questionário / anamnese na consulta inicial (presencial ou tele-consulta) com biomédica nutricionista ou médico naturopata.

Passo 2

Temos uma linha por WhatsApp disponível para tirar dúvidas e encaminhar e agendar consulta e exame.

Passo 3

Você recebe um kit de teste padrão de recolhimento da amostra para envio ao laboratório.

Passo 4

Após 15 dias, uma nova consulta para interpretação do resultado e orientações nutricionais e/ou suplementação pró-biótica com fórmula personalizada para você!

Perguntas frequentes

O microbioma humano é um conjunto de microrganismos que, quando estão regulados, habitam no corpo humano de forma harmônica. Eles são responsáveis por atuar em nossa fisiologia, contribuindo nossa saúde física e mental. Além disso, garantem o funcionamento regular do nosso intestino.

O microbioma humano é amplamente diverso, composto por uma complexa comunidade de microrganismos. Atualmente uma grande quantidade de estudos vêm sendo realizados visando a aplicação dos resultados na prática clínica e auxiliando em questões relacionadas à saúde humana.

Alguns fatores podem estar atrelados ao desequilíbrio da microbiota intestinal:

• Uso de probióticos e prebióticos;
• Hábitos alimentares;
• Prática de exercícios físicos;
• Fatores imunológicos;
• Uso de antibióticos e quimioterápicos;
• Síndromes metabólicas;
• Distúrbios gastrointestinais.

Para determinar o status de equilíbrio, atenção ou desequilíbrio são avaliados em conjunto os seguintes fatores:

• Diversidade microbiana.
• Proporção e razão entre os filos.
• Presença de bactérias potencialmente patogênicas.
• Proporção das bactérias pró e anti-inflamatórias.
• Presença e abundância de bactérias associadas à saúde intestinal.

O teste Probiome fornece uma “fotografia” da comunidade bacteriana presente no momento da coleta e que para um monitoramento mais eficaz da dinâmica da microbiota ao longo do tempo é recomendável que seja realizado um acompanhamento.
Veja tudo o que você recebe no relatório:

1. ÍNDICE DE ALFA DIVERSIDADE

A alfa-diversidade é uma medida sobre a riqueza de espécies e a uniformidade em que aparecem em um determinado nicho ecológico. O Probiome utiliza a diversidade de Shannon.

2. RELAÇÃO DE SINTOMAS RELATADOS E BACTÉRIAS PRESENTES NO RESULTADO

Os sintomas informados no formulário de cadastro são relacionados com as bactérias identificadas no Probiome. Será analisada a relação entre sintomas, bactérias e suas proporções relativas dentro da microbiota intestinal.

3. RELAÇÃO ENTRE OS FILOS

De forma geral, quatro principais filos colonizam o trato gastrointestinal humano: Bacteroidetes, Firmicutes, Proteobacteria e Actinobacteria, representando 98% da microbiota intestinal. No gráfico, são mostradas as medidas da razão e soma de Bacteroidetes e Firmicutes. Além disso, é mostrada também a proporção do filo Proteobacteria, uma vez que esse filo possui um grande número de bactérias potencialmente patogênicas, sendo responsável por desequilíbrios importantes, principalmente relacionados às infecções.

4. PERFIL DAS BACTÉRIAS

Nesse item, são definidas as porcentagens das bactérias consideradas na literatura científica como tendo atividade Anti-inflamatória ou Pró-inflamatória.

5. CLASSIFICAÇÃO EM ENTEROTIPOS

Enterotipo é uma classificação da microbiota intestinal de acordo com sua composição e que se relaciona, principalmente, aos padrões alimentares de longa duração. Essa categorização ajuda a entender melhor as correlações entre a microbiota intestinal e o estado de saúde.

6. BACTÉRIAS QUE SÃO MAIS RELEVANTES NO SEU RESULTADO

Neste item serão apresentadas as bactérias identificadas na amostra que são classificadas como patobiontes ou patogênicas, as quais possuem relevância na saúde do paciente. Além disso, serão apontadas as bactérias mais abundantes e aquelas que possuem funções importantes na microbiota.

7. GRÁFICO TAXONÔMICO DOS RESULTADOS

O gráfico taxonômico apresenta quatro níveis, do menos específico, que é o filo, passando por família, gênero, até o mais específico, espécie. Esses níveis mostram como as bactérias encontradas na composição da microbiota intestinal foram classificadas taxonomicamente.

8. OBSERVAÇÕES NUTRICIONAIS

Neste item você encontra sugestões nutricionais levando em consideração os sintomas reportados e a análise da microbiota intestinal. O intuito é de trazer um conteúdo pautado na literatura científica que possa auxiliar a prescrição do profissional da saúde. Este item será subdividido em três partes: Sintomas e Condições; Modulação Intestinal; Cuidados Especiais.

Solicite seu teste agora mesmo!

Arthemysa DNA Test

Microbioma Intestinal | Probiome

Adquira o seu teste Probiome com a Clínica Arthemysa!

Neste pacote, está incluso o valor da consulta inicial com um de nossos profissionais, o teste da Probiome – com envio diretamente para o seu endereço de preferência -, e a consulta posterior com diagnóstico e receita de probióticos personalizados para as suas necessidades.

Faça o pagamento abaixo e entre em contato com a nossa equipe para agendar o seu horário!

R$1300,00

Arthemysa DNA Test

Microbioma Intestinal | Probiome

Adquira o seu teste Probiome com a Clínica Arthemysa!

R$1300,00