Acompanhamento para doenças crônicas na Clínica Arthemysa

O acompanhamento para doenças crônicas é essencial para que os pacientes consigam viver com mais bem-estar, lidando da melhor forma possível com os sintomas das condições. E na Clínica Arthemysa você encontra uma equipe multidisciplinar pronta para um atendimento completo e personalizado!

O que são as doenças crônicas?

Uma doença crônica é uma doença que não é resolvida num tempo curto – podendo se estender por anos ou ao longo da vida toda. Podem surgir estresses adicionais, uma vez que a doença crônica pode mudar a maneira como você vive, se vê e se relaciona com os outros.

Veja as principais características associadas às doenças crônicas:

• Causas complexas
  • Muitos fatores de risco
  • Longos períodos de latência (tempo entre o início da doença e sentir seus efeitos)
  • Deficiência funcional ou incapacidade

A maioria das doenças crônicas não se curam e geralmente não são completamente curadas. Algumas podem ser imediatamente fatais, como doenças cardíacas e derrames. Outras permanecem ao longo do tempo e precisam de tratamento intensivo, como o diabetes.

Além disso, a maioria das doenças crônicas persiste ao longo da vida de uma pessoa, mas nem sempre são a causa da morte, como a artrite.

Doenças crônicas comuns

• Doenças cardíacas
  • Acidente Vascular Cerebral (AVC)
  • Câncer
  • Hipertensão arterial
  • Depressão
  • Artrite
  • Asma
  • Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)
  • Obesidade
  • Fibrose cística
  • Mal de Parkinson
  • Doença de Alzheimer

Estresses comuns de doenças crônicas

O acompanhamento para doenças crônicas se mostra importante não apenas para lidar com os sintomas das doenças, mas também para minimizar os estresses comuns. Geralmente, os pacientes precisam aprender a:

• Viver com os efeitos físicos da doença
  • Lidar com os tratamentos
  • Certificar-se de que há uma comunicação clara com os médicos
  • Manter o equilíbrio emocional para lidar com sentimentos negativos
  • Manter a confiança e uma auto-imagem positiva

Além de precisar encontrar maneiras de lidar com o estresse envolvido com doenças crônicas, também é importante:

• Entender a condição
  • Conhecer o tratamento e a terapia
  • Manter a confiança nos médicos, especialmente quando a recuperação não é possível
  • Saber como controlar os sintomas
  • Manter relacionamentos sociais e uma forte rede de apoio quando confrontados com um futuro médico incerto ou quando surgem sintomas
  • Evitar o isolamento social

Maneiras de lidar com doenças crônicas

Há uma variedade de maneiras de lidar com uma doença crônica. Elas incluem:

• Encontrar informações – isso pode ajudar se você se sentir desamparado ou fora de controle
  • Apoio emocional de outras pessoas – principalmente familiares e amigos, isso pode ser uma grande fonte de ajuda
  • Unir-se a um grupo de apoio
  • Estabelecimento de metas concretas de curto prazo – para restaurar a certeza, poder e controle
  • Pensar nos possíveis resultados – discuti-los com o médico pode ajudá-lo a enfrentá-los antes que se tornem realidade.

Conheça o acompanhamento para doenças crônicas da Clínica Arthemysa!

A Clínica Arthemysa oferece um conjunto de consultas e tratamentos a partir de uma abordagem multidisciplinar: o Programa de Saúde Integral.

O Programa de Saúde Integral foi criado para promover a cura real, de dentro para fora, em vez de apenas a supressão de sintomas. Para isso, oferecemos uma assistência contínua, integrada acessível – com foco em potencializar a resposta imune.

O Programa de Saúde Integral é indicado para:

• Pacientes que têm doenças crônicas que exigem uma atenção continuada a saúde
  • Pessoas que buscam uma abordagem mais completa e integral de objetivos com saúde e entendimento do seu adoecimento
  • Pacientes que buscam uma maior compreensão do seu processo de adoecimento-cura além das formas convencionais de cura e revisão da sistemática – medicamentação permanente, excessiva, toxidade medicamentosa, etc.

Você quer viver com mais saúde e qualidade de vida? Agende sua consulta e inicie o acompanhamento para doenças crônicas!