NUTRIÇÃO

A boa nutrição depende de uma dieta regular e equilibrada, que forneça a quantidade e variedade adequada de nutrientes às células do corpo.

A busca pelo equilíbrio constante passa, também, pela reeducação alimentar. Cardápios personalizados, orientações sobre higiene e técnicas dietéticas são alguns dos pontos apresentados no atendimento da nutrição, que é destinado a pacientes sadios, atletas e enfermos de todas as idades.

O paciente pode optar pelo personal diet, programa que visa atendê-lo onde estiver – seja na residência ou no trabalho –, ou o grupo de nutrição e emagrecimento, que ocorre uma vez por semana na clínica. A dinâmica ocorre através de pesagem dos pacientes e uma breve palestra do profissional, com posterior debate para propiciar trocas de experiências entre os participantes do grupo.

DIETÉTICA ORIENTAL

A dietética oriental trabalha com a energia dos alimentos e conduz um tratamento que visa o equilíbrio saudável do corpo através da alimentação.

A dietética oriental trabalha com a energia dos alimentos e conduz um tratamento que visa o equilíbrio saudável do corpo através da alimentação. Nutrir o corpo e a alma, sabendo se relacionar com os alimentos de forma a extrair deles o que existe de melhor – além de melhorar a saúde e a estética com satisfação. Assim é a prática da nutrição aplicada no dia a dia do paciente. A nutrição dietética oriental resgata os princípios da consciência da relação do corpo e da mente, dando ferramentas para que o paciente se relacione de maneira saudável com os alimentos e, ao mesmo tempo, conheça mais sobre si mesmo durante este processo.

PROFISSIONAIS

PAULA
IBARRA

PSICOLOGIA

A psicologia auxilia o paciente na construção de ferramentas para lidar com seus problemas, ajudando a superar dificuldades e a promover a descoberta dos seus valores.

Partindo de aspectos da personalidade como um ponto norteador, a psicoterapia contribui para potencializar forças, criar ferramentas e organizar a história de cada um, para que possa aprender a lidar melhor com as adversidades e criar momentos de felicidade através do autoconhecimento – através de técnicas da psicologia e da filosofia. Pode-se relacionar a terapia com o arquétipo da musa grega Clio, que toca o clarim chamando atenção para a história individual, familiar ou coletiva, despertando os ensinamentos dos ciclos de luz e sombra.

– Planejamento de vida e carreira;

– Desenvolvimento de relações interpessoais;

– Transtornos de ansiedade (pânico, transtorno obsessivo-compulsivo, fobias, estresse pós-trauma);

– Transtornos de humor (depressão e transtorno bipolar);

 

– Transtornos da personalidade;

– Atendimentos em grupo, voltados à reeducação alimentar;

– Psicoterapia infantil;

– Atendimentos a casais;

– Supervisão clínica;

PSICOLOGIA INFANTIL

A boa nutrição depende de uma dieta regular e equilibrada, que forneça a quantidade e variedade adequada de nutrientes às células do corpo.

A psicologia infantil é o estudo do desenvolvimento subconsciente e consciente da infância. Os psicólogos infantis observam como uma criança interage com seus pais, com ela mesma e com o mundo, para compreender seu desenvolvimento mental. Este ramo específico enfoca a mente e o comportamento das crianças, desde o desenvolvimento pré-natal até a adolescência. A psicologia infantil trata não apenas de como as crianças crescem fisicamente, mas também de seu desenvolvimento mental, emocional e social.

Todo mundo quer que seu filho tenha um desenvolvimento saudável, mas nem sempre está claro se o comportamento de uma criança é um sintoma de um estágio normal de desenvolvimento ou um sinal de uma anormalidade. Os psicólogos infantis podem ajudá-lo a compreender a diferença. Compreender os padrões psicológicos normais e anormais de uma criança pode ajudar os pais a entender como se comunicar e se conectar melhor com seu filho, ensinar a seu filho mecanismos de enfrentamento para controlar as emoções e ajudar seu filho a progredir e prosperar em cada novo estágio de desenvolvimento.

Os psicólogos infantis também podem identificar comportamentos anormais precocemente, ajudar a detectar a raiz de problemas comportamentais comuns, como problemas de aprendizagem, hiperatividade ou ansiedade, e ajudar as crianças a lidar com traumas na primeira infância. Eles também podem ajudar a prevenir, avaliar e diagnosticar atrasos no desenvolvimento ou anormalidades, como o autismo.

PROFISSIONAIS

Beatriz Zinelli

VERA SEBBEN

FISIOTERAPIA

A fisioterapia atua na prevenção e tratamento da saúde por meio de recursos físicos e no entendimento das estruturas e funções do corpo humano.

A fisioterapia atua na prevenção e tratamento da saúde por meio de recursos físicos e no entendimento das estruturas e funções do corpo humano. O tratamento fisioterápico atua na prevenção de pacientes que sofreram alguma contusão ou limitações decorrentes de problemas de saúde. Para cada objetivo (prevenção, cura e recuperação da saúde) existe um tipo de tratamento.

MASSAGEM DE SONS

A massagem de sons foi desenvolvida com base em práticas orientais antigas e pesquisas científicas modernas sobre os efeitos do som e da vibração

Com base na teoria de que a vibração libera energia aprisionada que foi armazenada em todo o corpo, este tipo de massagem usa ondas sonoras para produzir pulsações rítmicas suaves. Essas pulsações ou vibrações são enviadas estrategicamente pelo corpo, massageando as células, eliminando qualquer tensão acumulada. Simultaneamente, a gama de frequências emitidas pelas tigelas tem um efeito calmante, levando o cérebro ao estado meditativo.

A massagem de sons tem sido usada desde os tempos antigos na Índia e especialmente no Himalaia para a cura. A prática da cura pelo som tem uma associação de longa data com muitas culturas antigas, incluindo Índia, Ásia, África, Europa, aborígenes indígenas e americanos nativos.

A massagem de sons é adequada para a maioria das pessoas, incluindo crianças e mulheres grávidas (no 2º e 3º trimestre), e cada sessão é feita sob medida para atender às necessidades do cliente.

MASSAGEM TERAPÊUTICA

É a prática que combina massagem corporal-estética, massagem relaxante e terapêutica, drenagem linfática pré e pós-operatória com as técnicas de Shiatsu. Desintoxica o corpo promovendo descontração e relaxamento.

massagem terapêutica é executada de acordo com as necessidades de cada paciente e tem em conta fatores como a idade, estrutura e condição física. Desta forma, há um trabalho específico que promove a melhoria do estado geral de saúde, prevenindo o aparecimento da doença. Para além do trabalho na estrutura física, há também um equilíbrio do sistema emocional, do ânimo e da autoestima.

JIN SHIN JYUTSU

O Jin Shin Jyutsu é uma antiga arte oriental de auto-conhecimento e de cura. Através toques suaves em pontos distribuídos no corpo, por profissional habilitado, se pode restaurar o equilíbrio e toda a harmonia.

Jin Shin Jyutsu é uma antiga arte oriental de auto-conhecimento e de cura. Transmitida oralmente de geração para geração, foi reavivada pelo mestre japonês Jiro Murai no começo deste século.

Tem como característica natural a harmonização. Ele auxilia no restabelecimento físico, emocional, mental e energético. Ao todo, são 26 pares de pontos distribuídos no corpo que ao serem suavemente tocados contribuem para restabelecer toda a energia. Através dessa prática, é possível criar equilíbrio emocional, aliviar a dor, abrandar doenças aguadas ou crônicas e eliminar o estresse.

No Jin Shin Jyutsu cinco atitudes desarmonizam o homem moderno: preocupação, medo, raiva, tristeza e esforço. É o excesso destas atitudes que desorganizam o padrão de circulação da energia revitalizadora universal, afetando assim nosso corpo, mente, emoções e espírito. Embora o ritmo desta energia não possa ser destruído, o estresse da nossa vida cotidiana pode afetar o suprimento e distribuição desta energia causando dores físicas, desequilíbrio emocional e desarmonias gerais. Através das sessões de Jin Shin Jyutsu com uma profissional devidamente habilitado, se pode restaurar o equilíbrio e toda a harmonia.

Formato:

O Jin Shin Jyutsu é praticado através de sessões que duram em torno de 1 hora e consistem em seqüências de toques em áreas do corpo onde a energia vital se concentra, equilibrando o fluxo de energia, reduzindo o estresse e trazendo bem-estar.

PROFISSIONAIS

Stephanie Silveira

Margareth Leyser

Lorena Perufo

AURICULOTERAPIA

A auriculoterapia, também conhecida como terapia auricular, é uma técnica de acupuntura da medicina chinesa que utiliza pontos da acupuntura localizados no pavilhão da orelha (cerca de 200 pontos) para tratamento de disfunções orgânicas e emocionais. O objetivo é promover a homeostase, isto é, o equilíbrio do corpo.

A terapia auricular é um dos métodos terapêuticos mais antigos, utilizada pela medicina chinesa e, também, com registro em outras culturas antigas, como os egípcios. O tratamento se dá a partir da colocação de sementes que irão exercer pressão em pontos específicos do pavilhão da orelha – o qual é composto por tecido cartilaginoso por onde circulam numerosos nervos importantes que atuam como condutores, recebendo e emitindo informação sensorial importante. A estimulação da auriculoterapia atua nos órgãos correspondentes, auxiliando-os a encontrar o seu funcionamento normal.

Quando acionado, este microssistema de pontos permite tratar diversas enfermidades de caráter funcional e de caráter neurótico e psicótico, como cefaléias, neurastenia, insônia, depressão, ansiedade, sintomas neurológicos, etc. A terapia pode ser aplicada, também, para o tratamento de enfermidades de caráter estrutural, como cervicalgias, dores lombares e das pernas, úlceras gástricas e duodenais, enfermidades cardiovasculares, hipertensão arterial, tratamento para beleza e anti-envelhecimento e dependências, entre outras aplicações.

PROFISSIONAIS

Stephanie Silveira

SOFIA BITTENCOURT

PAULA
IBARRA

MEDICINA INTEGRATIVA

A medicina integrativa dá uma grande ênfase na relação entre médico e paciente, com foco na saúde da pessoa como um todo. Ao adotar essa abordagem holística para cuidados de saúde e bem-estar, os médicos podem ajudar seus pacientes a alcançar a saúde e a cura de forma mais ampla e profunda.

Consortium of Academic Health Centers for Integrative Medicine define medicina integrativa como “a prática da medicina que reafirma a importância da relação entre médico e paciente, foca na pessoa como um todo, é informada por evidências e faz uso de todas as abordagens terapêuticas adequadas, profissionais de saúde e disciplinas para alcançar a saúde e a cura ideais.”

Uma das mensagens principais é o fornecimento de múltiplas terapias aos pacientes, com uma combinação de diferentes tratamentos que funcionam juntos, com base nas circunstâncias únicas de um indivíduo. Embora as abordagens médicas ocidentais sejam fundamentais no tratamento de pacientes e sua importância não possa ser exagerada, a percepção recorrente entre muitos pacientes é que eles geralmente se concentram no tratamento dos sintomas, não na causa subjacente de uma doença.

Ao combinar as filosofias oriental e ocidental, podemos começar não apenas a tratar os pacientes de maneira mais eficaz, mas podemos começar a abordar as escolhas de estilo de vida e necessidades emocionais subjacentes que estão contribuindo para a prevalência de condições crônicas em toda a sociedade. Simplificando, não se trata apenas de tratar uma doença, mas também de prevenção e preservação da saúde, garantindo que, mesmo na ausência da doença, todos nós possamos nos sentir saudáveis, felizes e otimistas com nossas vidas o máximo que pudermos.

HOMEOPATIA

“A primeira, a única vocação do médico, é restabelecer a saúde nos enfermos: é o que se chama curar.” Samuel Hahnemann – Organon da Arte de Curar

A homeopatia é uma ciência médica desenvolvida na Alemanha e que vem sendo utilizada há mais de 200 anos. Ela não é apenas uma modalidade ou terapia, mas sim um sistema de medicina completo, com sua própria maneira de entender o paciente, as doenças e o processo de cura.

Na homeopatia, cada paciente é considerado único, e o método de cura busca compreender o organismo de forma integral, como uma grande rede que combina os vários aspectos de um indivíduo e se mantém saudável quando em equilíbrio. Assim, a doença ocorre quando existe um desequilíbrio no sistema, que pode se manifestar como uma patologia específica mas que pode ter causas que não ser tão visíveis e compreensíveis de imediato.

Desta forma, um problema estomacal pode não ser originário no próprio estômago, e sim ser um efeito causado por questões psicológicas, por exemplo. Por isso, a homeopatia olha para além dos rótulos das patologias e promove o tratamento das suas causas, e não dos seus sintomas. Seu objetivo é curar o paciente por dentro, proporcionando a saúde do indivíduo como um todo, e não através de diferentes drogas para cada parte com problema.

Na prática, ela pode ser utilizada como terapia única ou combinada aos tratamentos convencionais, sendo aplicada na cura das mais diversas enfermidades. Quando aplicada corretamente, a homeopatia pode oferecer inúmeros benefícios para a saúde e qualidade de vida dos pacientes. 

PROFISSIONAIS

SOFIA BITTENCOURT

MENTORIA EM FILOSOFIA E LIFE DESIGN

Life-design ajuda pessoas a redesenharem suas vidas de forma equilibrada, reconhecendo e desenvolvendo suas potencialidades internas com eficácia e propósito.

Você pode usar o design thinking para criar uma vida significativa, alegre e gratificante. Não importa quem você é ou era – você pode usar o mesmo pensamento que criou a mais incrível tecnologia, produtos e espaços para projetar sua carreira e sua vida.

O Life Design aproveita os métodos de pensamento de design para lidar com questões-chave e decisões importantes em torno das principais facetas da vida de uma pessoa, incluindo educação, carreira e ambições e objetivos gerais da vida.

O Life Design é fundado na crença de que todos nós viemos a esta terra com um propósito e missão únicos e específicos a cumprir. Descobrir quem somos neste nível profundo impulsiona as experiências que moldam nossas vidas e dão significado, satisfação profunda, realização e propósito para nossas vidas. Quando você declara e vive sua missão e propósito é quando você está mais feliz, realizado e vivo.

Conhecer o propósito e a missão de sua vida aumenta sua saúde mental e física de várias maneiras. Pesquisas mostram que ter um senso claro de propósito ajuda no bem-estar e até leva a uma maior longevidade e aumenta sua saúde mental e física de várias maneiras. O bem-estar positivo está ligado a menos hormônios do estresse sendo gerados no corpo e, portanto, um sistema imunológico mais forte, menos inflamação e função cerebral aprimorada em geral. É por isso que o Life Design se concentra em ajudá-lo a compreender e definir claramente o seu propósito de vida.

PROFISSIONAIS

Fabiano Camilo

MARQUE JÁ SUA CONSULTA!