A medicina teve muitos avanços ao longo do tempo, podendo tratar doenças que por anos esperavam por uma solução. Mesmo com todo esse progresso, ainda existem problemas de saúde que não são facilmente resolvidos. O tratamento multidisciplinar veio para auxiliar nesta questão.
Com o objetivo de entender melhor os fenômenos que acontecem em nosso organismo para sugerir os tratamentos mais adequados, a medicina começou a dialogar com outras áreas que também atuam na nossa saúde.
Mais do que nunca, a ciência e os profissionais enxergam o organismo como um todo, levando em conta tudo o que acontece em nosso corpo e como alguns episódios afetam outros.
Esse entendimento levou à adoção do tratamento multidisciplinar, pois uma vez que as atividades do corpo humano são integradas, faz sentido que as soluções também sejam.
Quer entender a fundo o que é o tratamento multidisciplinar, qual sua importância e os benefícios que traz para a solução de doenças e problemas de saúde? Vem com a gente e aproveite a leitura!
O tratamento multidisciplinar, como abordamos brevemente acima, é a reunião de diferentes tipos de tratamentos e de profissionais de diferentes áreas para encontrar a solução de um problema de saúde ou doença.
Por exemplo, existem casos que envolvem mais de um aspecto para que o problema seja resolvido. A parte física e psíquica podem estar envolvidas, portanto, a presença de um psiquiatra ou psicólogo será crucial na equipe.
Dessa forma, a equipe de profissionais trabalha junto, unindo conhecimentos e tomando decisões em conjunto para chegar no melhor resultado possível. Esse trabalho se baseia em um método com três partes: o diagnóstico, o tratamento e a recuperação.
Agora que sabemos o que um tratamento multidisciplinar significa, vamos entender porque é tão importante que cada vez mais pacientes tenham esse cuidado mais completo.
Basicamente, o próprio foco dessa terapia é o motivo de ser tão importante: atingir melhores resultados no diagnóstico e no tratamento de doenças e problemas de saúde.
Esse formato de atendimento torna mais claro o quadro geral do paciente, o que também acaba tornando mais fácil a sua resolução. Além disso, os profissionais podem obter novos conhecimentos sobre cada condição de saúde, aprendendo com outros colegas de outras áreas.
Assim, se comparado à abordagem tradicional de atendimento médico, o tratamento disciplinar permite ir mais a fundo e de forma criteriosa em cada caso, resultando em um diagnóstico mais certeiro do que aquele feito por apenas um especialista.
Uma vez que esse método começar a ser mais adotado, melhores resultados serão sentidos na recuperação de diferentes sintomas e doenças.
Além das vantagens já citadas acima, ainda existem muitos outros benefícios que um tratamento multidisciplinar propicia ao paciente. Confira!
Uma das principais mudanças se comparado ao atendimento convencional, é que com mais profissionais o paciente é visto como um ser humano integral e o foco passa a ser ele, não a doença.
De acordo com o que demonstramos aqui, outro benefício de ter um atendimento com uma equipe de profissionais de diferentes áreas é o resultado, que se torna muito mais certeiro. Em conjunto com isso, o tratamento também se torna mais eficaz, trazendo melhores resultados.
Uma vez que mais profissionais estão envolvidos no caso, desde o seu diagnóstico até a recuperação, fica mais fácil para o paciente confiar na leitura que está sendo feita a respeito da sua situação de saúde. Afinal, quanto mais conhecimento sobre o corpo humano, melhor.
Quando consultamos com apenas um profissional, a leitura sobre o caso será baseada somente no conhecimento específico e na especialidade que aquele médico possui. Nesse caso, pode acontecer de o medicamento não dar certo e o paciente terá de trocar o tratamento até achar um que dê resultados. Além de perder tempo, o paciente pode sofrer com efeitos colaterais.
Em um tratamento multidisciplinar, as chances de isso acontecer são bem menores, já que mais especialistas estão envolvidos na decisão, trocando informações e contribuindo para a diminuição de erros.
Como o método é analisar o paciente em todos os âmbitos da saúde, tratando as causas e sintomas que levaram àquele problema, a pessoa que está em tratamento passa a entender melhor quais hábitos estão prejudicando ou melhorando sua saúde.
Da mesma forma, os profissionais também aprendem, já que para encontrar as melhores respostas, devem compartilhar informações e conhecimentos com os outros médicos da equipe. Com o tempo, essa sabedoria cresce e contribui para diagnósticos ainda mais certeiros, mesmo com casos diferentes e inusitados.
Muitas pessoas procuram profissionais para tratar suas doenças e problemas, mas não concordam ou cumprem com o tratamento indicado pelo médico. Isso pode ser muito negativo para a melhora da situação do paciente.
Com uma equipe maior de profissionais, assim como um maior acompanhamento do caso, o paciente não tem chances de se auto prejudicar ou enganar a equipe, pois estará sendo monitorado durante o percurso.
Chegando até aqui, você já deve ter concluído que ser saudável é sobre ter o corpo e a mente em conexão e equilíbrio. O que afeta um afeta o restante e é por isso que o tratamento multidisciplinar é a melhor opção para muitas condições.
No momento em que mais profissionais perceberem a importância de tratar um paciente de forma integral, tanto a medicina quanto os pacientes serão altamente beneficiados.
Na Clínica Arthemysa essa já é uma realidade, pois contamos com uma equipe de profissionais qualificados em diferentes áreas, que se comunicam e trabalham juntos para manter a saúde dos pacientes sempre em dia.
Quer saber mais sobre esse assunto e marcar uma consulta? Conheça o Programa de Saúde Integral da Clínica Arthemysa!